Em algum momento, você já deve ter se perguntando “o que é telemedicina?”. Com a pandemia de COVID-19 que a população mundial enfrentou entre os anos de 2020 e 2022, até a chegada das vacinas e do plano de imunização cobrir boa parte das pessoas, essa foi uma prática que foi popularizada, mas que já existia.
Em 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a telemedicina como uma alternativa que trouxesse mais acessibilidade para pacientes situados em regiões mais remotas, longe de instituições de saúde ou que tivessem escassez de profissionais da área. No entanto, em 2020, com a disseminação do coronavírus, ela se fez ainda mais útil.
Novos médicos precisaram aderir às novas tecnologias para desafogar a procura por serviços de saúde presenciais. Além disso, principalmente para triagem e casos menos severos, foi necessário implementar essas inovações. Outros serviços, como planos de saúde e o setor de seguros, também precisaram se adaptar a essa nova realidade.
COMO FUNCIONA A TELEMEDICINA?
Através de um dispositivo de tecnologia, como computador, tablets ou celular, utilizando-se de algum software próprio para este fim, médico e paciente realizam uma videoconferência.
Durante essa interação, o profissional conduz a anamnese através de perguntas e respostas, podendo, assim, concluir ali um diagnóstico ou sugerir uma consulta presencial para isso.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA TELEMEDICINA?
- Agilidade e Facilidade: Os hospitais e consultórios inevitavelmente enfrentam filas. No entanto, a telemedicina oferece sistemas de filas virtuais, onde você pode esperar sua vez no conforto da sua casa.
- Risco de Contágio: A telemedicina diminui, e muito, o risco de o paciente com suspeita de infectar outras pessoas no caminho até o consultório ou hospital e até mesmo dos médicos e outros profissionais.
- Tecnologia: As “salas” de consulta estão cada vez mais equipadas com funcionalidades que auxiliam na triagem dos pacientes, tais como chat para conversas e envio de arquivos, receitas virtuais para a compra de remédios, documentos oficiais como atestado, CID, pedido de exames e encaminhamento.
- Flexibilidade: Quando você precisou desmarcar compromissos para conseguir um encaixe em consultas médicas? Com a Telemedicina você tem maior flexibilidade quanto a isso.
No próximo anos, a telemedicina pode trazer vantagens ainda não consideradas. Com o aumento do uso de softwares e aplicativos desenvolvidos especificamente para essa área, é provável que mais pessoas possam acessar serviços de saúde mais significativos, úteis e convenientes.
A telemedicina parece ter um futuro brilhante, e nós podemos ver quase possibilidades ilimitadas de como ela poderá remodelar o setor de saúde nos próximos anos e décadas.