A deficiência de vitamina D está associada a uma série de sintomas já conhecidos pela medicina. Alguns, no entanto, ainda intrigam a comunidade médica. Vital para regular a quantidade de cálcio e fosfato no corpo, a vitamina D reúne os nutrientes necessários para manter os ossos, dentes e músculos saudáveis.
Não por acaso, a falta de vitamina D está associada à perda óssea, dor óssea, sistema imunológico baixo, depressão, pressão alta, inflamação, asma, especialmente em crianças, bem como sono insatisfatório. Existem uma série de outros sintomas adicionais ligados à deficiência dessa vitamina e que, talvez, você não fizesse ideia.
Confira abaixo alguns sintomas incomuns de deficiência de vitamina D:
- Pesadelos: normalmente, os pesadelos estão relacionados à deficiência de vitamina B1, mas a deficiência de vitamina D também pode produzir a manifestação de um pesadelo.
- Síndrome das pernas inquietas: isso também geralmente é uma deficiência de vitamina B1, mas também pode ser uma deficiência de vitamina D, que está associada a vários problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios.
- Acne: a glândula sebácea que está envolvida na acne, especialmente se estiver inflamada ou causando algum tipo de obstrução para que o óleo não consiga sair dessa glândula, também pode facilmente resultar de uma deficiência da vitamina D.
- Alteração no ritmo do coração: uma pessoa com deficiência de vitamina D pode começar a ter um batimento cardíaco acelerado e depois uma palpitação e, talvez ainda pior, desenvolver arritmias, até mesmo fibrilação atrial.
- Problemas estruturais de desenvolvimento: podem ocorrer em crianças por falta de vitamina D. Isso inclui pés chatos, pernas arqueadas, escoliose, cifose, que é corcunda, ou costas inclinadas, que é lordose, malformações dentárias, etc.
Como suplementar vitamina D?
A suplementação pode ser necessária se você tiver uma deficiência diagnosticada dessa vitamina ou se estiver em risco de desenvolver uma deficiência.
Fonte: Catraca Livre