Se você se preocupa com a sua saúde, é possível que já tenha ouvido falar no termo check-up. Se não compreende o que ele significa, você está no lugar certo, pois vamos falar sobre os exames de rotina. O termo em inglês, check-up, significa exatamente isso, e aborda a lista de exames que as pessoas devem fazer ao longo de suas vidas.
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES DE ROTINA?
Podemos comparar o nosso corpo a muitos itens do nosso dia a dia, sendo os automóveis um dos mais comumente utilizados. Se alguém tem um carro, sabe como é: às vezes, tudo está certo e, de repente, algum problema acontece em alguma peça. Com isso, acabamos gastando bastante e, por vezes, isso até prejudica outras peças que não tinham nada a ver com a situação.
No entanto, boa parte desses problemas pode ser evitada com as revisões periódicas. Assim como os automóveis, nós podemos prevenir muitos desses problemas com a Medicina Preventiva. Quando estamos doentes, podemos demonstrar sintomas logo de cara ou, em algum caso, desenvolver uma condição sem que eles apareçam por muito tempo. Sendo assim, é interessante fazer exames de rotina para identificar possíveis problemas logo no início, fazendo com que eles sejam mais simples de serem tratados e evitando, até mesmo, possíveis danos a outros órgãos.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES DE ROTINA?
- HEMOGRAMA: Um dos exames de rotina mais importantes traz informações essenciais para a nossa saúde, como a contagem de células vermelhas (que pode identificar uma anemia) e células brancas (que nos orienta sobre a presença de alguma infecção, alergia ou inflamação).
- COLESTEROL: você precisa medir tanto o colesterol HDL (considerado “bom”) quanto o LDL (chamado de “ruim”), além da relação total desse lipídio em seu organismo. Assim, temos uma boa maneira de prevenir doenças cardíacas e começar uma mudança em nosso estilo de vida quando alguma alteração for notada.
- GLICOSE: Medir a glicose também é muito importante para o acompanhamento preventivo da diabetes tipo 2. Além dele, a hemoglobina glicada é outro teste relevante para verificar como anda a sua resposta à insulina e identificar, precocemente, se há alguma alteração nessa área.
- TSH e T4: Os testes de TSH e T4 são essenciais para que você veja como anda a saúde da sua tireoide, uma glândula pequena, localizada na região do pescoço, e que é responsável por regular diversas funções em nosso organismo. Alterações nesses exames podem indicar a presença de problemas como o hiper ou o hipotireoidismo.
- UREIA e CREATININA: exames que servem para acompanhar a nossa função renal, ou seja, a saúde dos nossos rins. A ureia e a creatinina são compostos que se acumulam no sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente e, portanto, não conseguem filtrar as toxinas do corpo.
- TRANSAMINASES (ALT e AST), TGP e TGO: têm a função de nos ajudar a acompanhar a saúde do fígado. Esses problemas tendem a ser bem silenciosos no início e, por isso, exames de rotina são fundamentais para identificá-los ainda no começo.
- DOSAGEM DE VITAMINAS e MINERAIS: acompanhamento periódico de vitaminas e minerais, como é o caso da B12, vitamina D, do ferro e muito mais. Esse tipo de exame não é necessariamente solicitado a todos os pacientes, mas pode fazer a diferença na manutenção do bem-estar.
- URINA e FEZES: são incluídos no check-up, a fim de identificar possíveis alterações renais, hepáticas, intestinais e urinárias. Eles parecem bem simples, mas, na verdade, trazem informações preciosas sobre a saúde das pessoas.
- PAPANICOLAU: teste que faz parte dos preventivos femininos, sendo essencial para diagnosticar alterações variadas no colo do útero, inclusive, o câncer nessa região.
- MAMOGRAFIA: exame fundamental para as mulheres, dessa vez ajudando na detecção precoce do câncer de mama.
- PSA: teste de sangue feito em homens para a detecção precoce do câncer de próstata e outras alterações possíveis nessa glândula. Por isso, se você já passou dos 40 ou 45 anos, é hora de incluí-lo em seus exames de rotina.
COMO E QUANDO FAZER OS EXAMES DE ROTINA?
Todas as pessoas devem fazer exames de rotina, ao menos uma vez ao ano. Casos específicos podem exigir que os pacientes realizem-nos em intervalos menores, mas apenas com orientação médica. Para fazer o check-up, você pode agendar uma consulta com um clínico geral ou um médico da família.