Você já ouviu falar sobre os Triglicerídeos de Cadeia Média, ou TCM?
Essa gordura tem ganhado destaque nos últimos anos devido aos seus muitos benefícios para a saúde.
Neste post, vamos entender o que é, suas propriedades únicas que auxiliam na saúde e como ele ajuda a evitar o alzheimer.
O que é o TCM ?
O Triglicerídeo de Cadeia Média é um tipo de gordura encontrado em óleos vegetais, como o óleo de coco, de palma, na carne crua do coco e no coco seco. Diferentemente de outras gorduras, como as encontradas em carnes, azeite, óleo de soja, etc. O TCM é facilmente digerido e absorvido pelo organismo.
Para que serve?
O TCM oferece benefícios para diferentes áreas do corpo. Aqui estão algumas das principais utilidades do TCM:
– Fonte de energia rápida: O TCM é uma fonte de energia de rápida absorção e utilização pelo organismo. Ao ser digerido, ele é convertido em corpos cetônicos, que fornecem energia de forma mais eficiente do que outros tipos de gordura. Isso faz com que o TCM seja uma opção útil para fornecer energia imediata ao corpo, sendo uma escolha popular entre atletas e pessoas que buscam um impulso energético rápido. Pessoas com Alzheimer geralmente apresentam dificuldade em utilizar glicose como fonte de energia cerebral. O TCM fornece uma alternativa ao corpo, aumentando os níveis de corpos cetônicos e oferecendo uma fonte de energia para o cérebro comprometido.
– Auxílio na perda de peso: O TCM tem sido associado à perda de peso. Sua rápida absorção e utilização pelo organismo podem aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão calórica. Além disso, o TCM estimula a produção de corpos cetônicos, que têm efeitos supressores do apetite e podem acelerar o metabolismo, ajudando na queima de gordura e faz com que o corpo não acumule gordura no fígado.
– Melhora da função cerebral: O cérebro é altamente dependente de uma fonte de energia adequada para um funcionamento otimizado. O TCM fornece ao cérebro uma fonte de energia rápida e eficiente, melhorando a função cognitiva, a memória, a concentração e o foco. Além disso, estudos sugerem que o TCM possui propriedades neuroprotetoras, podendo ajudar a prevenir doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer.
– Benefícios para o sistema imunológico: O TCM tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Estudos mostraram que o consumo de TCM pode ajudar a combater infecções bacterianas e virais, além de contribuir para a saúde intestinal.
– Melhora da saúde cardiovascular: O TCM pode auxiliar na manutenção da saúde cardiovascular. Ao contrário de outras gorduras, o TCM é rapidamente metabolizado e não se acumula nas artérias. Além disso, estudos sugerem que ele pode ajudar a reduzir o colesterol total e aumentar os níveis de colesterol “bom” (HDL), contribuindo para a saúde do coração.
Quando perceberam a eficácia energética dos TCM, bem como a ausência de carboidratos e sua pureza, deu-se início à utilização desse suplemento fora do contexto hospitalar, especialmente em dietas cetogênicas, que adotam as gorduras como fonte energética primordial.
A distinção dos TCM em comparação com as outras moléculas lipídicas reside no fato de que não necessitam dessas substâncias biliares, uma vez que transpõem a parede intestinal e ingressam na corrente sanguínea por si próprios. Essa é a razão pela qual sua absorção se revela mais ágil e descomplicada, pois não exigem o gasto de energia na fabricação e secreção de substâncias biliares. No entanto, os benefícios dos TCM não se restringem a isso!
O TCM chega ao fígado de maneira mais veloz que as outras gorduras – como mencionado nos parágrafos anteriores. Nesse sentido, outra característica dos TCM é que não se acumulam no fígado, evitando a formação de gordura hepática ou o aumento de tecido adiposo. Eles continuam fluindo em direção às células e conseguem adentrar as mitocôndrias, onde produzimos nossa energia.